Esta loja usa cookies e outras tecnologias para que possamos melhorar a sua experiência. Saiba mais clicando aqui.

fechar

Nesta categoria

logo

A partir de agora todos os carros fabricados vão ter limitador de velocidade.

Na prática os veículos são equipados com um dispositivo capaz de limitar a velocidade. A União Europeia tem como objetivo reduzir significativamente o número de acidentes rodoviários e a aposta é na limitação da velocidade.

A diretiva 2144 de 2019, refere que os novos sistemas devem estar em uso a partir de 6 de julho de 2022. Pode consultar o link oficial aqui: https://eur-lex.europa.eu/legal-content/EN/TXT/HTML/?uri=PI_COM:Ares(2021)2243084&rid=1

Para além deste novo dispositivo os novos sistemas obrigatórios são:

ISA (Intelligent Speed Assistence)
Limitador de velocidade automático que vai cruzar informações do GPS com dados locais da via em que o condutor está, o motorista será impedido de exceder os limites de velocidade;

Sistema de Câmaras de Monitorização Interna
Avalia o estado do condutor através de câmaras internas. Avisar o condutor no caso de sonolência e distração (uso de telemóveis, por exemplo). Pode bloquear o veículo se notar que o motorista não está em condições de conduzir por causa de drogas ou álcool;

Gravador de Dados de Eventos (EDR)
Caixa negra do veículo, que regista o que houve no caso de um acidente;

Sistema de Câmaras e Assistência de marcha atrás
Passa a ser obrigatória para todos os veículos, com recurso à câmara e sensores;

Paragem automática de emergência
O veículo reconhece o sinal vermelho;

Lane-Keeping Assistance
Sistema automático que garante que o veículo não sai da faixa de rodagem de forma abrupta;

Travagem de emergência automática (AEBS, em inglês)
O radar mede continuamente a distância entre os veículos, peões e ciclistas, e faz a travagem de emergência se o motorista não responder em tempo útil;

Cintos de Segurança otimizados
Testados em simulações de choques frontais;

Vidros de segurança otimizados
Testados em simulações de choques frontais;

Barra de proteção de impacto lateral 
Para melhorar a segurança dos ocupantes dos veículos;

Melhoramento da visão dos motoristas de autocarro e camiões
Objetivo é remover pontos cegos dos condutores;

Sistemas de aviso na frente e lateral do veículo
Para detetar e avisar aos motoristas sobre peões e ciclistas na estrada, especialmente nas curvas;

Sistema automático de monitorização da pressão dos pneus
Para monitorização constantemente a pressão dos pneus

Fonte: https://pplware.sapo.pt/motores/carros-novos-vao-ter-limitador-de-velocidade-ja-em-2022/

Partilhar